Os participantes irão reflectir e criar em conjunto um modelo de cidade capaz de reduzir a poluição, de utilizar de forma sustentável os recursos naturais e de criar espaço para novos hábitos e formas de experienciar a vida colectiva de um modo mais saudável e consciente do nosso impacto. Esta actividade, que culmina numa apresentação de profundo impacto visual, convida ao aprofundar de conhecimento sobre cidades e sistemas sustentáveis, a reflexões sobre cidadania, promovendo autonomia, criatividade e cooperação activa.
O projecto procura alertar para a necessidade emergente de cuidar do planeta, para a procura de paz e para a importância de nos conectarmos com a natureza e de olharmos para ela como um todo do qual fazemos parte.
Este atelier/laboratório, em si, é também um jogo sustentável pela disponibilização de materiais exclusivamente de desperdício. Resíduos de madeira, oferecidos à livre interpretação dos participantes no jogo. Materiais que perderam o seu valor comercial, recuperam significado e novos valores no contexto criativo e cultural desta performance.
É criado um espaço de liberdade, complementado por uma plataforma online com vários recursos pedagógicos, em que a capacidade inventiva de cada criança é estimulada, permitindo o desenvolvimento da capacidade de participação cívica e de uma maior consciência ambiental.
Esta plataforma serve propósitos práticos, de aprofundamento de conhecimento sobre cidades sustentáveis e seus sistemas, mas também de desmaterialização e digitalização de recursos pedagógicos, promovendo a transição digital e evitando deslocações e o desperdício de recursos associado.
Através de um jogo, o lixo torna-se um recurso, encontra nova vida e novas funções. As crianças e adolescentes são naturalmente inclinados a lidar com a experiência sem condicionamentos, vivenciando o contacto com os objetos e com as transformações de sentido que estes poderão sugerir de forma empática e emocional. Um espaço lúdico e de educação ambiental, simples, mas que potencia, principalmente nas novas gerações, outra forma de cuidar do meio ambiente e de construir o futuro; porque é a partir deles que a verdadeira transformação da sociedade em que vivemos poderá continuar.
- 1. Introdução
- Visita à turma para apresentação do projeto.
- Pequeno debate sobre o tema das cidades sustentáveis.
- Apresentação da plataforma online através da qual, professores e alunos poderão comunicar com a nossa equipa e aceder a diversos conteúdos.
- Entrega à turma de um kit para exploração das suas construções.
- 2. Acompanhamento
- Comunicação direta com a nossa equipa através da plataforma.
- Fornecimento de indutores e de aconselhamento acerca dos planos para a cidade.
- Criação e partilha de conteúdos específicos para cada cidade.
- Conexão - criação de pontes virtuais com outras cidades criadas por outros grupos.
- 3. Apresentação - 1 hora
- Evento de apresentação e implementação no espaço das cidades.
- Criação das ligações entre as várias cidades.
- Esta apresentação necessita da existência de uma sala com condições adequadas à atividade (a detalhar de acordo com o número de turmas).
- A apresentação poderá ser assistida, assim as condições do espaço o permitam.