Página do Serviço Educativo da Seiva Atelier. Práticas pedagógicas, informações logísticas e práticas. Menu de separadores para formações Empresas e Instituições e actividades e formações para Escolas

Loading...

Serviço Educativo - Seiva Atelier - formações, actividades, projectos regulares e pontuais para empresas, instituições e escolas.

Acreditamos que a educação para a sustentabilidade, justiça social e cidadania são fundamentais na formação de jovens e, igualmente, de adultos e profissionais, contribuindo na prática para um mundo mais consciente, capaz e equilibrado. Defendemos que a experiência activa do conhecimento garante a sua real consolidação.

Encaramos a educação como a maior impulsionadora de desenvolvimento social e ambiental e a arte como um forte instrumento para o desenvolvimento humano e universal. O conhecimento é imprescindível em qualquer faixa etária e, por isso, criámos um serviço educativo abrangente e integrador, dinamizado por uma equipa competente e qualificada, com uma abordagem inovadora.

ATELIERS DE FORMAÇÃO PARA EMPRESAS E INSTITUIÇÕES

Promovemos ateliers de formação, no seu local de trabalho, ou em florestas e parques verdes, sobre matérias da educação, das artes, da sustentabilidade, do bem-estar e das relações, visando desenvolver competências pessoais e colectivas para superar com sucesso a complexidade das nossas interacções com o meio, com os outros e connosco. Tendencialmente, ao longo do tempo, a nossa proximidade com ambientes naturais vai diminuindo e esse distanciamento afasta-nos do essencial: a vida. Para contrariar este distanciamento, desenvolvemos várias formações com modelos que promovem ou um encontro regular e uma formação contínua, ou um encontro pontual de duração variável. Temos um programa flexível, podendo adaptar o local, a duração, o número de participantes e as metodologias da formação, bem como os temas e conteúdos a abordar em função dos interesses e objectivos do grupo.

Mais informações: geral@seivaatelier.pt.

Práticas ecológicas no trabalho

Os formandos irão adquirir, entre outros, conhecimentos gerais sobre questões da sustentabilidade:

  • impactos ambientais e gestão de recursos
  • economia circular
  • objectivos da ONU para o desenvolvimento sustentável

No final da formação, os participantes terão as ferramentas para:

  • Estabelecer uma visão criativa e uma postura de consumo responsável
  • Colocar em prática métodos sustentáveis na gestão dos recursos no local de trabalho e no contexto pessoal
  • Recorrer à política dos 7 Rs da sustentabilidade (repensar, recusar, reduzir, reparar, reutilizar, reciclar e reintegrar).

Relações inter-pessoais - Team Building

Os participantes realizam dinâmicas de grupo, situações que requerem organização, comunicação e gestão colectiva, com o objectivo de aquisição de conhecimento teórico e prático sobre:

  • gestão de conflitos
  • empatia
  • comunicação em equipa

Pretende-se que os formandos adquiram ferramentas para:

  • Optimizar características e contributos dos elementos da equipa
  • Uma expressão oral e física clara e objectiva
  • Desenvolver escuta e empatia
  • Agir com tolerância
  • Potenciar trocas de ideias
  • Evitar situações de conflito
  • Melhorar o ambiente no trabalho, a motivação, a produtividade e o sucesso das equipas.

Relação intra-pessoal - Team Building

Os formandos deverão fazer um autodiagnóstico dos seus pontos fortes e aspectos a melhorar e, posteriormente, delinear um plano de acção para superar dificuldades e optimizar pontos fortes. Este pode ser um processo contínuo a médio e longo prazo, mas também pontual, abrindo caminho para uma postura mais responsável e de acção, consciente sobre o quanto a nossa relação intra-pessoal melhora a nossa relação com o mundo, numa perspectiva de respeito cumulativo. Estas práticas, beneficiam consideravelmente:

  • o ambiente no trabalho
  • a motivação
  • a produtividade
  • o sucesso dos colaboradores e equipas

Yoga

Mais do que uma filosofia, a prática de Yoga, é considerada a mais completa e indicada para o estilo de vida contemporâneo.

  • sistema holístico que trabalha corpo e mente
  • exercícios respiratórios (pranayamas)
  • posturas físicas (asanas)
  • coerência entre pensamentos e sentimentos
  • domínio do corpo e mente

Os participantes irão adquirir ferramentas para:

  • gestão de energia, cansaço, stress, ansiedade ou desmotivação
  • melhorar a concentração, foco e bem-estar individuais e colectivos
  • aprofundar o auto-conhecimento
  • estabelecer a consciència de que estamos ligados a um todo

Yoga na cadeira

indicado para indivíduos ou grupos cuja condição física ou actividades laborais os remetam à posição sentada, o Yoga na cadeira, parte do Yoga convencional.

  • sistema holístico que trabalha corpo e mente
  • exercícios respiratórios (pranayamas)
  • posturas físicas (asanas) adaptadas à posição sentada
  • coerência entre pensamentos e sentimentos
  • domínio do corpo e mente

Do ponto de vista anatómico e mental, são várias as contra-indicações de longos períodos na cadeira. Com estas práticas, pretende-se que os participantes

  • adquiram conhecimentos gerais relacionados com o Yoga e anatomia
  • pratiquem autonomamente pequenos exercícios ao longo do dia, na cadeira
  • alcancem um maior conforto físico e foco mental na execução das suas tarefas
  • melhorem a sua saúde e eficácia

Drogaria Natural

Aprenda a confeccionar os seus próprios produtos de higiene pessoal, cosmética e limpeza de casa, naturais e ecológicos. Ganhe independência e autonomia do sistema industrial, adoptando processos conscientes e responsáveis para a criação de artigos adaptados às suas necessidades, com a garantia de saber o que consome. Nesta formação, os participantes poderão:

  • escolher, formular e confeccionar produtos à sua escolha
  • conhecer receitas e super-ingredientes de origem totalmente natural
  • aprofundar conhecimento teórico e prático sobre produção de cosméticos e produtos de drogaria natural

Compostagem

Neste atelier, trabalhamos o conceito de ciclo. Partimos da natureza como exemplo máximo de eficácia e como modelo paradigmático da circulariedade. Nesta formação, aprenderá sobre o processo de compostagem.

  • tipos de compostagem (compostagem tradicional, vermicompostagem, compostagem híbrida)
  • compostagem urbana/doméstica
  • separação correcta dos resíduos
  • cuidados de manutenção do compostor
  • potencialidades de utilização de composto e chorume
Através da compostagem, podemos fechar os ciclos dos nossos resíduos domésticos, causando impacto ambiental positivo ao reduzir o lixo que produzimos e aproveitando o composto como fertilizante natural para hortas ou vasos.

Macramé

Técnica milenar de tecelagem manual, o macramé é um bom exemplo de um processo sustentável. Consiste em construir padrões e imagens através de vários tipos de nós. As tramas e desenhos geométricos variam infinitamente em função da criatividade. Este processo tem efeitos muito positivos no estado emocional, promove a calma e concentração e ajuda a controlar o stress e ansiedade, sendo utilizado também como arte-terapia. Neste atelier formativo, os participantes poderão:

  • aprender os principais nós de macramé
  • experimentar suportes variados para as suas peças
  • idealizar e concretizar vários objectos decorativos (bijuteria, sacos, suportes para plantas, painéis decorativos, entre outros)
  • idealizar e concretizar um design de uma peça original
  • praticar e melhorar o seu equilíbrio emocional

Arte Orgânica

Tendo como modelo base o ecodesign, este atelier é totalmente adaptável às características e interesses de cada grupo. Focando na criação de objectos artísticos ou na construção de objectos utilitários, esta formação permite:

  • explorar a criatividade
  • aprofundar conhecimento sobre processos e materiais sustentáveis
  • contactar com a economia circular

Nesta formação, recorrendo apenas a materiais orgânicos como barro, madeira e matéria vegetal, os participantes poderão:

  • aprender diferentes técnicas para criar as suas peças
  • sendo educadores, adquirir ferramentas para dinamizar em segurança actividades de arte orgânica
  • usar materiais orgânicos e respectivas formas, tamanhos, texturas e cores, como mote de criação
  • escolher e recolher peças e materiais a explorar no decurso da formação, adequando-os aos seus interesses e aos recursos disponíveis (a definir previamente)

Técnicas de Respiração

Através de exercícios respiratórios (pranayamas), aprendemos a controlar o nosso estado emocional e a consciencializar-nos do impacto positivo da absorção, através da respiração, de prana (energia vital emanada por todos os organismos vivos). Através destas práticas respiratórias, os participantes irão adquirir ferramentas para:

  • absorver doses de oxigénio necessárias a uma performance cerebral de qualidade
  • promover a libertação de tensões e toxinas
  • fortalecer a saúde e desempenho do organismo, melhorando a qualidade de vida
  • ter a respiração como âncora para o momento presente
  • actuar directamente em bloqueios emocionais profundos, muitas vezes inconscientes
  • recorrer a discretos exercícios respiratórios no dia-a-dia, com resultados imediatos

Meditação

A meditação é uma prática de regulação do corpo e da mente que treina o foco e a atenção, para alcançar tranquilidade e concentração, reduzindo o stress e a ansiedade. Tem como objectivo atingir Moksa - libertação e independência. Esta prática é um caminho interior rumo ao autoconhecimento e autodomínio. Além dos benefícios para a mente, a meditação produz também efeitos positivos na saúde física, actuando na regulação do sangue, pressão arterial e frequência cardíaca. Mesmo uma pequena pausa para um momento meditativo, traduz-se em vários benefícios. Os participantes deste atelier poderão:

  • usufruir de prática de meditação orientada
  • aprofundar conceitos teóricos ligados à prática meditativa
  • obter ferramentas para guiar as suas práticas de meditação
  • adoptar um estilo de vida mais calmo, saudável e equilibrado

Economia Circular

Ver texto ecodesign

ATELIERS DE FORMAÇÃO PARA O SECTOR EDUCATIVO

Dispomos de uma oferta ampla de ateliers de formação, baseadas em Forest School, Montessori, Flow Learning e Waldorf, em diversas áreas curriculares (científicas, artísticas, motoras). Os ateliers são direccionados a diferentes faixas etárias e dispomos de modelos que promovem encontros regulares e uma aprendizagem contínua, em contexto curricular ou extra-curricular, ou encontros pontuais, com duração a definir, no recinto escolar, ou em espaços públicos de natureza próximos da escola.

Apostamos também na sensibilização e formação dos profissionais de educação, procurando disseminar práticas pedagógicas diferenciadas e, simultaneamente, contribuir para o alívio de estados de stress e burnout - agudos ou crónicos -, numa profissão reconhecidamente desgastante.

Ao abordar a educação, devemos fazer um exercício de visionarismo e prevenção para potenciar competências que sejam mais-valias reais para cada pessoa. Num mundo em constante mutação, torna-se difícil prever a vida e profissões do futuro, mas esse é um exercício fundamental. As pistas que temos recaem sobre o maior desafio que a nossa espécie já enfrentou: encontrar formas sustentáveis de garantir a vida na Terra e a continuidade das espécies, de entre as quais a humana. Por isto, competências como a autonomia, a resistência, a criatividade, a empatia e a capacidade de cooperação, serão cada vez mais valorizadas. Assim, baseamos o nosso serviço educativo na promoção destas competências, através de uma abordagem holística e heurística e do contacto íntimo com a natureza. Os modelos de ensino predominantes, podem ajustar novas metodologias, abordagens e práticas pedagógicas, explorando outros recursos e indo ao encontro do mundo actual, das novas gerações e das suas necessidades.

Temos sugestões para, em conjunto, conseguirmos readequar a escola, contribuindo para o desenvolvimento de seres humanos únicos dotados de fortes competências pessoais e sociais. Temos um programa flexível e podemos adaptar o local, a duração e metodologias do atelier, bem como os temas e conteúdos a abordar, em função dos interesses e objectivos da escola, podendo trabalhar em articulação com o Projecto Eco-Escolas.

Mais informações: geral@seivaatelier.pt.

Pedagogias e Metodologias Holísticas e Heurísticas

Profissionais do sector Educativo
Recinto escolar

Neste atelier, os participantes tomarão contacto com conhecimentos e ferramentas de trabalho aplicáveis nas diversas áreas curriculares (científicas, artísticas, motoras), desenvolvendo a importância do contacto com o exterior para o desenvolvimento do educando, através dos recursos pedagógicos intermináveis existentes na natureza e que podem ser articulados com a sala de aula convencional. No final da formação, os participantes terão as ferramentas para:

  • Aplicar modelos e metodologias educativas baseadas em Forest School, Montessori, Flow Learning e Waldorf
  • Aplicar princípios da educação não-formal
  • Sensibilizar para a sustentabilidade
  • Promover o cruzamento interdisciplinar
  • Aprofundar práticas pedagógicas diferenciadoras, aplicáveis no contexto escolar e capazes de proporcionar uma aprendizagem onde o educando é o principal agente do seu percurso
  • Ateliers Escola da Floresta

    A partir do pré-escolar
    Recinto escolar, Parques públicos e florestas

    Criamos ateliers Play to Learn, Learn to Play, ao ar livre, em liberdade acompanhada e em contacto com os outros e o meio que permitem enfretar medos e conhecer os limites. O contacto com a natureza contribui muito positivamente para o desenvolvimento dos educandos, contribuindo para a noção de pertença e responsabilidade sobre o ecossistema que integram. Estas experiências desenvolvem o respeito pela diversidade, fomentam uma postura de integração e tolerância e, dada a variedade de estímulos sensoriais, desenvolvem imaginário criativo. Dispomos de ateliers orientados por profissionais da educação, abordando diferentes áreas (ciências, educação física, artes visuais, expressão corporal e dramática), adaptáveis a cada grupo. Os participantes deste atelier desenvolverão capacidades como:

    • autonomia
    • criatividade
    • comunicação
    • resistência
    • concentração
    • resolução de problemas
    • adaptabilidade
    • destreza física
    • controlo da energia e ansiedade
    • responsabilidade social e ecológica

    Yoga e meditação

    A partir do pré-escolar
    Recinto escolar, Parques públicos e florestas

    Estudos indicam um aumento de obesidade, hiperactividade, défice de atenção e ansiedade na infância. Mais do que uma filosofia, a prática de Yoga, é considerada a mais completa e indicada para o estilo de vida contemporâneo.

    • sistema holístico que trabalha corpo e mente
    • exercícios respiratórios (pranayamas)
    • posturas físicas (asanas)
    • coerência entre pensamentos e sentimentos
    • domínio do corpo e mente

    A prática de Yoga, neste caso, é adaptada às várias faixas etárias, podendo existir uma abordagem lúdica, recorrendo ao jogo simbólico. Os participantes irão adquirir competências para:

    • gestão de energia, cansaço, stress, ansiedade ou desmotivação
    • melhorar a concentração, foco e bem-estar individuais e colectivos
    • aprofundar o auto-conhecimento
    • estabelecer a consciència de que estamos ligados a um todo

    Ecologia Emocional

    A partir dos 4 anos
    Recinto escolar, Parques públicos e florestas

    Um paralelismo entre a natureza interior e exterior que reforça a importância de cuidarmos de ambas. Temos em nós climas variados que nem sempre detectamos e resolvemos e, por isso, tempestades e furacões interiores instalam-se, ambientes poluídos, tóxicos para nós e para os outros. Através de materiais didácticos e literários, conversas e ateliers de exploração, os participantes desenvolverão:

    • capacidade de identificar cenários de poluição (interior e exterior)
    • perspectiva activa sobre ecologia
    • conhecimento e consciência do impacto positivo que podemos ter nas nossas naturezas

    Criação de espaços lúdicos de natureza

    A partir do pré-escolar
    Recinto escolar

    Desenhamos e construímos espaços lúdicos de natureza que permitem actividades em contexto de aula ou de recreio, convertendo pequenas áreas desaproveitadas ou que, apesar de aproveitadas, beneficiariam com algumas alterações. Dispomos de recursos humanos e materiais para construir na escola um espaço de aprendizagem na natureza, idealmente com participação organizada dos alunos, nas diferentes etapas do processo (planificação, desenho, construção, usufruto e manutenção). Outra possibilidade é a criação de uma horta pedagógica com compostores e informação sobre o processo, hotéis de insectos, equipamento para observação de espécies, etc. Sugerimos que a manutenção seja feita pelos estudantes, sob orientação. A introdução de espaços de natureza no recinto escolar permite maior flexibilidade das metodologias pedagógicas e planos curriculares e, junto dos alunos, promove:

    • autonomia
    • criatividade
    • comunicação
    • concentração
    • responsabilidade
    • capacidade de resolução de problemas
    • adaptabilidade
    • destreza física
    • gestão de energia e ansiedade
    • sensibilidade social e ecológica

    Drogaria Natural

    A partir do 1º Ciclo
    Recinto escolar

    Os educandos, aprendem a confeccionar os seus próprios produtos de higiene pessoal, cosmética e limpeza de casa, naturais e ecológicos. Promove independência e autonomia do sistema industrial, adoptando processos conscientes e responsáveis para a criação de artigos adaptados às necessidades, com a consciência dos componentes existentes em cada formulação. Nesta formação, os participantes poderão:

    • escolher, formular e confeccionar produtos à sua escolha
    • conhecer receitas e super-ingredientes de origem totalmente natural
    • integrar e aplicar conhecimentos das áreas de Física-Química, Matemática e Biologia
    • aprofundar conhecimento teórico e prático sobre produção de cosméticos e produtos de drogaria natural

    Compostagem

    A partir dos 5 anos
    Recinto escolar

    Neste atelier, trabalhamos o conceito de ciclo. Partimos da natureza como exemplo máximo de eficácia e como modelo paradigmático da circulariedade. Nesta formação, aplicamos conceitos de Estudo do Meio, Ciências Naturais e Biologia-Geologia para detalhar o processo de compostagem.

    • tipos de compostagem (compostagem tradicional, vermicompostagem, compostagem híbrida)
    • compostagem urbana/doméstica
    • separação correcta dos resíduos
    • cuidados de manutenção do compostor
    • potencialidades de utilização de composto e chorume
    Através da compostagem, podemos fechar os ciclos dos nossos resíduos, causando impacto ambiental positivo ao reduzir o lixo que produzimos e aproveitando o composto como fertilizante natural para hortas ou vasos. No contexto escolar, ao incluir educandos neste processo, promove o consumo de lanches mais saudáveis e naturais e uma maior noção de responsabilidade sobre o destino e potencialidades dos nossos resíduos.

    Arte Orgânica

    A partir do pré-escolar
    Recinto escolar, Parques públicos e florestas

    Tendo como modelo base o ecodesign, este atelier é totalmente adaptável às características e interesses de cada grupo. Recorremos a técnicas como a tecelagem, macramé, origami, olaria e marcenaria, também utilizadas como arte-terapia. Focando na criação de objectos artísticos ou utilitários, esta formação permite:

    • explorar a criatividade
    • aprofundar conhecimento sobre processos e materiais sustentáveis
    • contactar com a economia circular

    Nesta formação, recorrendo apenas a materiais orgânicos como barro, madeira e matérias de proveniência vegetal, os participantes poderão:

    • aprender diferentes técnicas para criar as suas peças
    • gerar efeitos muito positivos no estado emocional
    • promover a calma e concentração
    • controlar o stress e ansiedade
    • sendo educadores, adquirir ferramentas para dinamizar em segurança actividades de arte orgânica
    • usar materiais orgânicos e respectivas formas, tamanhos, texturas e cores, como mote de criação
    • escolher e recolher peças e materiais a explorar no decurso da formação, adequando-os aos seus interesses e aos recursos disponíveis (a definir previamente)

    Atelier Musical

    A partir da creche
    Recinto escolar, Parques públicos e florestas

    A música tem um papel fundamental no desenvolvimento integral ao longo das várias etapas do crescimento da criança. Desde bebés, são os estímulos músicais que incentivam a reproduzir sons que se vão transformando em palavras, a cantar, percutir, dançar, sentir diferentes emoções, tocar instrumentos, explorar sons. Os jogos, as histórias, as canções melódico-rítmicas e os sons da natureza são o veículo primário que as conduz à exploração sonora e à formação de seres sensíveis. De ouvintes a exploradores musicais, neste atelier, os participantes terão:

    • contacto com ritmos e melodias a partir de vários instrumentos intrínsecos, como a voz e diferentes partes do corpo
    • a possibilidade de construir os seus próprios instrumentos musicais, feitos de elementos orgânicos ou materiais reciclados
    • espaço para o desenvolvimento da inteligência, psicomotricidade e criatividade.

    Economia Circular

    A partir do 1º Ciclo
    Recinto escolar, Parques públicos e florestas

    Os formandos irão adquirir, entre outros, conhecimentos gerais sobre questões relacionadas com economias circulares:

    • impactos ambientais e gestão de recursos
    • princípios gerais da economia circular
    • exemplos práticos de economia circular
    • objectivos da ONU para o desenvolvimento sustentável

    No final da formação, os participantes terão as ferramentas para:

    • Estabelecer uma visão criativa e uma postura de consumo responsável
    • Colocar em prática métodos sustentáveis na gestão dos recursos
    • Recorrer à política dos 7 Rs da sustentabilidade (repensar, recusar, reduzir, reparar, reutilizar, reciclar e reintegrar).

    Atelier de Expressão Corporal e Dramática

    A partir do pré-escolar
    Recinto escolar, Parques públicos e florestas

    Tendo a natureza como indutor para a exploração e criação, neste atelier, os participantes terão a possibilidade de experimentar diferentes formas de viver e ser, colocando-se no papel de outros seres vivos (fauna e flora) através do jogo símbolico. Neste espaço livre para a criação, são usados vários estímulos, como músicas e histórias criteriosamente seleccionadas. Tendo o corpo e a voz como elementos expressivos e de comunicação, as crianças são colocadas em diferentes situações de acção que lhes permitem:

    • conhecerem-se melhor a si e aos outros
    • construir relações intra e interpessoais conscientes
    • desenvolver empatia, criatividade, espírito crítico, confiança, autoconhecimento e destreza motora e oral
    • sensibilizar-se para a importância da preservação das várias formas de vida do planeta.

    Atelier dos Sentidos

    A partir da creche
    Recinto escolar, Parques públicos e florestas

    Neste atelier colocamos ao dispor dos participantes experiências sensoriais que aguçam os sentidos e promovem o desenvolvimento de capacidades essenciais:

    • Identificação clara e concreta das variadas informações em redor (visuais, auditivas, olfactivas, tácteis e gustativas)
    • Pensamento autónomo e uso da abordagem sistemática
    • Absorção de informação abstrata
    • Concentração e raciocínio lógico
    • Classificação do ambiente
    • Ligação com o meio natural

    Estas actividades estimulam os cinco sentidos dascrianças, recorrendo a materiais orgânicos e artesanais cuidadosamente seleccionados, num ambiente repleto de estímulos e de encanto, permitindo-lhes tornar-se “exploradores sensoriais”, como referia Montessori.

    Proporcionamos experiências de aprendizagem não-formal, em articulação com a educação formal, trazendo crianças, jovens, trabalhadores, pedagogos e famílias para o contexto da natureza. Aprender com a floresta a adquirir conhecimentos para nos independentarmos do sistema industrial e sermos capazes de produzir resposta para as nossas necessidades, aprender meios e técnicas, desenvolver competências criativas e consciência enquanto consumidores.

    Programamos actividades pedagógicas e formativas, idealmente ao ar livre, mas com adaptação possível a espaços interiores, que priorizam estas matérias e metodologias, em contexto profissional e escolar (curricular ou extra-curricular).

    Num mundo onde tudo muda tão rapidamente, estando nós próprios, também, em constante mutação, é necessário termos os mecanismos para nos adequarmos a novas realidades. Estar informado e actualizado, capaz de olhar um determinado tópico partindo de várias perspectivas e, com aguçado espírito crítico, desenvolver uma posição ideológica e uma acção que com esta seja conforme, contornando com criatividade e empenho os obstáculos da vida contemporânea, tendo o objectivo máximo de cuidarmos da nossa natureza exterior e interior.

    Consideramos que o desajuste entre o modo de vida contemporâneo e a nossa natureza interior se verifica em vários contextos e de inúmeras formas. O trabalho, por exemplo, ocupa uma percentagem bastante considerável do quotidiano e, na grande maioria dos locais de trabalho e estabelecimentos de ensino, as características dos espaços e a sua própria lógica de funcionamento inibem o contacto com elementos orgânicos. Os ambientes são frequentemente fechados, com ar saturado, ou muitas vezes climatizado artificialmente e com pouca ou nenhuma luz natural. As tarefas que desempenhamos sugerem-nos um sedentarismo com várias consequências nefastas na saúde física e mental, independentemente da faixa etária.

    Tal como na natureza, acreditamos que é em liberdade, cooperação e interacção que a aprendizagem se dá. Só valorizaremos verdadeiramente a natureza e a nossa responsabilidade sobre ela, se o contacto directo e consciente com a natureza fizer parte da nossa vida.