Loading...
Coreto. Provavelmente com origem na palavra grega khorus, coro, ou na palavra latina choru, dança, foram e são o centro da vida de muitas aldeias, vilas e cidades portuguesas. Quase sempre presentes nos jardins, estes elementos arquitectónicos de inspiração romântica, simbolizam o acesso universal à cultura, a comunidade, o espaço público e a natureza.

Festival Coreto, uma iniciativa nacional que acontece nos coretos dos jardins e promove actividades variadas ao longo de um dia, fim-de-semana, ou outro período a definir (sessões de yoga e meditação, sessões de leituras, ateliers de expressão dramática e corporal, música, ecologia emocional, arte orgânica, entre outros), existindo também um pequeno bazar com os nossos produtos de ecodesign e drogaria natural. Acreditamos que este projecto potencia aprendizagens e relações, ao mesmo tempo dinamizando o património histórico, cultural e natural.

O Festival Coreto consiste numa programação, de duração variável, que pode ser adaptada a qualquer coreto, oferecendo actividades para públicos de todas as idades. O objetivo é criar um ambiente acolhedor e vibrante, onde as pessoas possam experimentar novas formas de arte, expressão e bem-estar, em harmonia com a natureza e recuperando o espaço dos coretos existentes em praticamente todo o território nacional.

O Festival Coreto pode incluir várias actividades, dependendo da sua duração, desde sessões de Prana Yoga e meditação ao ar livre, sessões leituras, ateliers de música, expressão dramática e corporal, arte orgânica, ecologia emocional, entre outras. Em simultâneo haverá também no coreto um pequeno bazar com produtos de ecodesign, decoração viva e drogaria natural da Seiva Atelier.


Entendemos que esta é uma forma de estabelecer relações mais profundas com o outro, connosco mesmos e com o ambiente, contribuindo também para a dinamização, proteção e valorização do património histórico, cultural e natural. Uma oportunidade única para experimentar novas formas de expressão e para potenciar o crescimento pessoal, renovando-se e conectando-se com o meio e com a comunidade.